Esvaziar o sistema é um processo simples. O primeiro passo é interromper o fornecimento de água fria para o reservatório. Em seguida, abra o conector ou o bujão de drenagem na parte inferior da placa. Espere que escoe completamente e, em seguida, volte a ligar o abastecimento de água fria. A drenagem do sistema deve ser realizada pelo menos uma vez por ano. Se você mora em um local onde a água é muito turva ou o teor de ferro é muito alto, execute este procedimento a cada seis meses.
Para esta etapa, tudo que você precisa é água, sabão neutro, limpador e uma vassoura para cabelos macios. Quando o sol não estiver muito quente, limpe o vidro com cuidado, não esfregue com força para remover a sujeira.
Uma boa dica é escolher de manhã cedo ou à noite, quando a temperatura mais amena garantirá que o vidro não seja danificado por choque térmico.
Você notou que a temperatura da água ficou mais fria? O problema pode ser que haja ar nas tubulações do aquecedor solar de água! A solução é simples: após fechar a válvula e abrir a tampa do desaerador ou coletor, deixe a água fluir livremente por cerca de um minuto e feche a tampa novamente. Reabra o registro e pronto! O problema está resolvido.
Se o sistema estiver sendo bombeado, abra o desaerador enquanto a bomba ainda estiver funcionando e, depois de permitir que a água drene livremente por um minuto, desligue o desaerador – a bomba também está funcionando.
É muito importante verificar a integridade dos componentes instalados semestralmente, principalmente os aquecedores solares de alta pressão, que possuem válvulas, vasos de expansão e estabilizadores, aquecedores solares com sistemas de circulação forçada e acumuladores de calor com ânodo e com válvula anticongelante .
A VelpMais atua no mercado entregando as melhores soluções renováveis, utilizamos a fonte solar para aquecimento da água em residências, edifícios e demais projetos, a 20 anos garantindo qualidade para todos os clientes, com um atendimento exclusivo, focado em qualidade, segurança e sustentabilidade.