(11) 2915-8408
vendas@velpmais.com.br

Como funciona um aquecedor solar para chuveiro?

Velp Mais

Velp Mais

O princípio de funcionamento de um aquecedor solar de chuveiro é capturar a radiação solar e convertê-la em energia térmica.

A placa coletora é responsável por captar a radiação solar. Eles são feitos de materiais adequados para absorção de calor e são instalados em locais com altas taxas de insolação, como telhados. Depois que a água é aquecida pelo calor absorvido pelo coletor de calor solar, ela é transportada para o acumulador de calor por meio de um duto, também chamado de caldeira solar.

No inverno ou em dias nublados, o aquecedor solar de chuveiro não para de funcionar. Afinal, como aponta a EDP, distribuidora de energia em São Paulo, os chuveiros elétricos respondem por cerca de 30% do gasto com energia. A fim de alcançar a economia máxima, deve-se prestar atenção à eficiência energética em coletores e acumuladores de calor.

Qual é o investimento para instalação de aquecedores solares de água? O custo de aquisição é um pouco superior ao dos sistemas de aquecimento elétrico ou a gás, e os modelos residenciais variam de R$ 2.000 a 6.000 reais.

Como fazer a manutenção do aquecedor solar de água? Descarregue anualmente a água armazenada na caldeira e no coletor para retirar a sujidade que possa existir na água e no sistema.

Como escolher o melhor aquecedor? Para a escolha de um aquecedor solar de água, alguns critérios técnicos devem ser considerados, como a decisão do modelo de alta ou baixa pressão, a instalação horizontal ou horizontal de tubos específicos para caldeiras e o tamanho e modelo dos coletores solares.

Banho ideal: Quem adquire um aquecedor solar não precisa manter um chuveiro elétrico em casa, a não ser que o equipamento não conte com um sistema auxiliar de aquecimento — nesse caso, o chuveiro funciona como um plano B caso haja baixo índice de insolação e a água do reservatório perca calor. Na maioria dos casos, porém, é possível substituir o chuveiro por uma ducha, o que garante mais conforto no banho devido à maior pressão de água.

A VelpMais atua no mercado entregando as melhores soluções renováveis, utilizamos a fonte solar para aquecimento da água em residências, edifícios e demais projetos, a 20 anos garantindo qualidade para todos os clientes, com um atendimento exclusivo, focado em qualidade, segurança e sustentabilidade.

Porque ter um sistema de aquecimento solar em seu condomínio?

Como funciona o sistema de aquecimento solar?

Painéis solares ou aquecedores que convertem a luz do sol em eletricidade são geralmente instalados no telhado de um edifício. Ele é usado para aquecer água, acender luzes, carregar aparelhos eletrônicos, etc. no apartamento. Organizações comerciais que usam grandes quantidades de água quente também devem cumprir este padrão. Como a energia é gerada a partir da luz solar, muitas pessoas querem saber como o sistema funciona em dias nublados.

Leia mais »

Motivos para comprar um aquecedor solar

As economias alcançadas com a redução das contas de luz são muito grandes. Aquecedores solares de água podem permitir que você substitua o uso de chuveiros elétricos. Isso representa cerca de 50% do consumo de eletricidade de uma casa comum.

Leia mais »

Cuidados para ter com a sua piscina

Livre-se dos resíduos

É importante limpar a superfície da piscina, remover os detritos flutuantes e esvaziar a escumadeira, o que leva apenas um ou dois minutos. Elimine estes resíduos da piscina, tendo o cuidado de…

Leia mais »