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Como funciona a reciclagem de pneus?

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O mercado brasileiro é o sexto maior em volume de vendas de automóveis, e um dos maiores consumidores de pneus do mundo. Há projeções de que o Brasil seja o terceiro, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos no mercado de pneus. E especialistas dizem que quase um terço dos pneus vendidos no Brasil são importados.

O país que tem milhões de unidades de veículos vendidas todos os anos, precisa dar um destino certo aos seus pneus velhos.

Não há necessidade e nem podemos jogar os pneus em aterros, já que ocupam muito espaço e demoram cerca de 600 anos para se decompor. Além disso, ao ser queimado, o pneu libera uma fumaça com alguns tipos de poluentes prejudiciais à qualidade do ar, como carbono e enxofre. Se descartado em rios, o produto dificulta o fluxo da água. Por isso é importante que exista um destino correto.

A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.

A partir daí este produto pode ser transformado em diversos objetos, dos mais variados setores, tais como solas de sapato, asfalto, tijolos de concreto, matéria-prima para produção de energia na indústria de cimento, entre outros.

Um exemplo de iniciativa sustentável por parte de empresa é a da marca de pneus Pirelli, que lançou a linha Verde Performance no Brasil, com emissão de CO2 reduzida.

O reaproveitamento de pneus, como todo processo de reciclagem, precisa da participação de todos para ter êxito. Indústria, comércio e consumidores devem fazer cada um sua parte para que o potencial poluidor dos pneus seja minimizado.

Gostou do nosso tema de hoje? Esse é um passo em sustentabilidade que ajuda o meio ambiente e o futuro do nosso país.

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