Em segundo lugar, o ar comprimido é mais flexível. É mais fácil de usar em áreas remotas, como minas e locais de construção. As ferramentas pneumáticas operam em uma temperatura mais baixa e têm as vantagens de velocidade e torque variáveis. Considere plataformas de perfuração ou equipamento de percussão semelhante. É quase impossível desenvolver energia equivalente à eletricidade, especialmente em áreas remotas.
Ferramentas movidas a ar comprimido também são mais leves. Eles podem ser feitos de materiais mais leves e ergonômicos, equilibrando os custos de ar e de mão de obra, pois o cansaço dos trabalhadores é reduzido com o uso dessas ferramentas mais leves.
Finalmente, existem custos. O custo equivalente do ar comprimido pode ser de 7 a 8 vezes o da eletricidade. No entanto, o equipamento projetado para usar ar comprimido é mais barato. Devido ao design simples, menos peças são usadas. Além disso, as ferramentas pneumáticas são geralmente mais robustas e duráveis em ambientes de produção e têm uma vida útil mais longa.
Você sabia que o ar comprimido é considerado a quarta ferramenta prática? Claro, podemos usar os três primeiros em nossa vida diária: água, eletricidade e gás. No entanto, devido ao seu uso onipresente, o ar comprimido é considerado a quarta ferramenta prática para pequenas e grandes empresas.