(11) 2063 4925
vendas@velpmais.com.br

Uma estrutura solar acima das nuvens

Velp Mais

Velp Mais

O crescente interesse pelo estudo do tempo e do clima pode ser compreendido como resultado da conscientização da sociedade em relação às consequências das atividades humanas sobre o meio ambiente. Os avanços tecnológicos das últimas décadas levaram ao desenvolvimento de sistemas capazes de gerar energia por fontes naturais, e muito além disso estamos entrando em um mundo cada vez mais desenvolvido em captação de energia.

Já imaginou uma fazenda solar, repleta de balões gigantes, a quilômetros de distância da superfície terrestre, o futuro da energia solar pode estar acima das nuvens. Isso pode parecer futurista demais, mas não é uma ideia nova. Está em desenvolvimento um projeto de produção de balões fotovoltaicos que, flutuando quilômetros acima do solo, poderão coletar energia solar sem a interferência da previsão do tempo.

A fazenda solar com balões acima das nuvens, no alto do céu, aproveita o sol ao máximo. O projeto é uma colaboração entre o Centro Nacional Francês para Pesquisa Científica e a Universidade de Tóquio e foi elaborado para encontrar soluções para os problemas atuais da energia solar, a falta de espaço no solo para instalação de painéis e a baixa produção de energia em dias nublados e durante a noite.

Isso ocorre porque há uma relação direta entre a incidência de raios solares em uma placa fotovoltaica e a produção de energia. Uma maior incidência direta do sol na superfície das placas implica em uma maior produção de energia. Do modo inverso, uma menor incidência de radiação solar faz com que a produção de energia diminua, os balões acima das nuvens é a solução para as limitações terrestres.

O conceito funciona da seguinte forma: um balão equipado com células fotovoltaicas permanece flutuando a seis quilômetros de distância do solo. A esta altura, a quantidade de nuvens é irrelevante. Os balões são presos ao chão por cabos que transmitem a energia gerada pelas células fotovoltaicas para um captador no solo.

O aproveitamento da energia da radiação solar é uma das áreas de pesquisa de grande interesse econômico e ambiental. Sua utilização atenderia a demanda da sociedade por uso de fontes renováveis de energia em substituição ao uso de combustíveis fosseis reduzindo assim a emissão de gases do efeito estufa (CO2, CO, etc.).

Já imaginou essa tecnologia no Brasil? O conhecimento da cobertura de nuvens tem outras aplicações importantes na área energética, vislumbramos o futuro com muitas alternativas para a questão do conhecimento sobre as nuvens e sobre as ciências de um modo geral. Possuímos todos os quesitos para o desenvolvimento científico e tecnológico, temos a matéria prima para tal realização, recursos humanos altamente qualificados. O que precisamos como país, é perceber que investir em ciência e tecnologia é um projeto viável técnica e economicamente para uma nação.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos que também se interessam por esse assunto!

A VelpMais, oferecemos soluções em hidráulica e aquecimento solar a mais de 20 anos, trabalhando com carinho, tecnologia sustentável e responsabilidade com o meio ambiente e nossos clientes. Nosso telefone de contato é (11) 2915-8408, e estamos localizados no bairro Ipiranga, SP.

Tubos PPR

O que é um tubo PPR?

Entenda as Características e Usos do Tubo PPR O tubo PPR, feito de Polipropileno Copolímero Random tipo 3, é um componente vital em sistemas hidráulicos

Leia mais »